Hormônios Vegetais - Fitormônios

    Assim como nós seres humanos e animais as plantas também produzem hormônios para regulação e manutenção da vida se ajustando de acordo com o ambiente. Responsáveis também pelo crescimento e desenvolvimento das plantas.

    Basicamente os hormônios vegetais são divididos em 5 grupos denominados fitormônios:
  Auxinas - Citocininas - Etileno - ABA - Giberelinas



Auxinas:
   Responsáveis pelo crescimento da planta, causadora fototropismo positivo e negativo e geotropismo, alongamento do caule, da raiz, e das células gerais, e desenvolvimento de frutos, esse hormônio é produzido principalmente nas extremidades do caule e transportado por todo o vegetal pelos vasos denominados floema.
Citocininas:
  É o hormônio que retarda o envelhecimento das plantas,promove a divisão celular, e não o alongamento celular, surge das raízes e é transportada ate o broto da planta através do xilema.(Biotecnologia Vegetal)
Etileno:
  É um gás também responsável pelo amadurecimento de frutos, inibe e promove o desenvolvimento de frutos e da planta. "Basta uma maçã podre para estragar todas as outras."
Ácido Abscísico:
  Também conhecido como ABA ele controla a queda de folhas na primavera, o florescer delas no outono, etc. Também responsável pela dormência e estados de latência como nas sementes.A produção desse hormônio ocorre nos diversos órgãos da planta: folhas, caule e raízes e é transportado para as demais regiões através dos vasos condutores da seiva (xilema e floema).
Giberelinas:
  Atuam na floração e na formação de frutos, promovendo a germinação e o crescimento dos frutos. Também atua no crescimento da planta, divisão e alongamento celular principalmente no caule, plantas com baixa estatura normalmente não possuem as quantidades necessárias de giberelinas, também está presente no processo de germinação das sementes.

Conceitos Básicos:
Plântulas - Plantas jovens.
AIA - Principal auxina de ocorrência natural.
Floema - Vasos que transportam a seiva elaborada.
Xilema - Vasos que transporta a seiva bruta.